Novidades

Conheça os nutrientes mais importantes que o ovo nos oferece!

22/08/2018 - 11:18

O ovo é muito comum na mesa das famílias brasileiras, seja para consumo dele próprio ou para utilização em receitas. Barato, fácil de encontrar e versátil na hora do preparo, esse alimento se tornou básico no cotidiano. Contudo, um pequeno ovo não é tão simples como se pensa, sua composição é extremamente rica e há saúde nele inteiro!

Clara:

A clara é formada principalmente por água e albumina, uma proteína fundamental para o desenvolvimento muscular. Não à toa, o ovo se tornou tão popular na dieta de praticantes de atividades físicas, principalmente a musculação.

 Além de auxiliar na reparação dos músculos, esta proteína predominante na clara é de longa absorção, o que prolonga a sensação de saciedade e controla a vontade de comer.

A clara não possui nenhuma gordura e nela ainda é encontrada a leucina, um aminoácido que ajuda o corpo ter energia e resistência nas atividades.

Gema:

A gema é a parte mais nutritiva do ovo! Ela é rica em: Vitamina A, importante para o crescimento saudável de unhas e cabelos e também para o aumento da resistência contra infecções. A vitamina E, que possui ação antioxidante que combate os radicais livres, retardam o envelhecimento da pele, age na manutenção do sistema imunológico e contribui com o ganho de massa muscular. Outra relevante vitamina presente na gema é a B12, que tem como uma de suas funções a prevenção de diversos tipos de anemia, além de aliviar ou evitar a sensação de fadiga e atuar no reparo de células.

Entre outros benefícios da gema está a melhora do metabolismo promovida pela Biotina. Já a Colina regulariza de maneira indireta a memória e a cognição. A Luteína e a Zeaxantina são benéficas para a saúde do olho e da visão por protegerem as células do olho de luzes muito intensas e por sua atividade antioxidante.

O ovo é um alimento pequeno, mas que aporta uma quantidade enorme de substâncias essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo!

Fotos

Compartilhar Granja Santa Marta